Iluminação monumental do Convento da Penha

e5a1d6e2-d4b5-420e-ab2f-7a32431e1012

 

O maior marco histórico do Estado do Espírito Santo e um dos santuários mais antigos do Brasil, o Convento da Penha, localizado no município de Vila Velha, teve toda a sua iluminação externa renovada. O projeto, inaugurado em 28 de setembro de 2018, recebeu intervenção e adequação contemporâneas, se colocando no mesmo referencial das atuais intervenções pelo mundo. O projeto garantiu maior eficiência energética, modernizando o sistema de iluminação externa com a valorização do monumento através de uma iluminação apropriada.

Sustentabilidade, segurança, conforto, preservação e valorização do patrimônio histórico foram os objetivos perseguidos pelo Instituto Modus Vivendi.

O conceito adotado iluminou o “ícone” e se utilizou de uma parte dele (seus muros de sustentação) como elemento de comunicação com seu entorno. O uso da cor para cada evento, de forma planejada, ampliou o vínculo afetivo pelo uso da comunidade.

O turismo é outro ponto relevante. O Convento da Penha ganhou em dinamismo e possibilidade de uso noturno, ampliando sua atratividade especialmente em eventos como a Festa da Penha, um dos maiores eventos religiosos do País. Ele também aponta a usabilidade que o espaço passa a oferecer aos fiéis e turistas, com a ampliação da sensação de segurança em seu acesso e entorno.

Parceria: Prefeitura Municipal de Vila Velha

Data inicio: Fevereiro 2018

Data termino: Janeiro 2018