Projetos executados

Igreja nossa Senhora do Rosario

A Igreja Nossa Senhora do Rosário é um patrimônio o tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por ser um marco na colonização do solo Espírito-santense  e pela sua importância religiosa para os capixabas. A igreja está localizada no sítio histórico da Prainha, em Vila Velha, berço da colonização do Estado do Espírito Santo e é considerada a mais antiga do Brasil em funcionamento.

03

A igreja se tornou um caixa de joias do estado do ES após o restauro, suas paredes receberam de volta pinturas artí­sticas de alta qualidade em todo o altar, um belí­ssimo marmorizado no arco do cruzeiro e também em toda a nave. Foram realizadas obras no telhado e calhas, troca das instalações elétricas, sonorização, volta do madeiramento do coro, iluminação interna e externa, restauro das esquadrias, rampa de acessibilidade, tratamento de reboco, restauro do foro, pintura externa e interna.

Entre as paredes da Igreja Nossa Senhora do Rosário, na Prainha, em Vila Velha, 485 anos de história mantém-se não apenas vivos, mas também visíveis aos olhos atentos de quem por ela passa. Após um processo de restauração de um ano, partes da decoração de tempos antigos, antes escondidas por trás de camadas de tinta, ganharam vida mais uma vez, revelando a beleza e a peculiaridade de um dos patrimônios culturais mais antigos do Espírito Santo. O resultado do trabalho pode ser conferido pelos capixabas e turistas de todo o Brasil que vem ver a beleza das pinturas, até então cobertas por varias camadas de tinta, e da arquitetura da igreja mais antiga do Brasil em funcionamento.

Local:  Vila Velha /ES                                                                                                           

Duração: 24 de dezembro de 2015 a 17 de dezembro de 2016.

Valor: R$ 1.243.157,00                          

Financiadores: Convênio – Instituto Sincades e Patrocínio VALE                                 

vale
logo-instituto

Projetos Executados

Ruinas de São José do Queimado

O projeto objetivou resgatar o monumento, um museu aberto, que guarda a sofrida história de segregação e desumanidade de Queimado. Com sua conclusão, o Sítio