O projeto objetivou resgatar o monumento, um museu aberto, que guarda a sofrida história de segregação e desumanidade de Queimado. Com sua conclusão, o Sítio se torna ponto de inclusão e educação histórico, antropológico, patrimonial, ambiental e cultural, tendo em vista os marcos da trajetória e da memória de Queimado. O propósito é atrair visitantes, esportistas, estudantes e pesquisadores ao local e constituir um espaço cultural público, democrático e inclusivo.
As ruínas de São José do Queimado, importante monumento de resistência à escravidão no Espírito Santo, localizado em Serra, foram restauradas e estão abertas à visitação dos capixabas desde março de 2020. O monumento estava em ruínas, sem qualquer condição de visitação, mas, o restauro, volta a ser importante propagador da história negra no Espírito Santo. O trabalho de resgate do sitio histórico era uma demanda antiga do movimento negro capixaba e da sociedade.
Patrocínio: SINCADES
Apoio: PMS
Data inicio: janeiro 2019
Data termino: março 2020
Em todo o mundo, as instituições culturais necessitam do engajamento da sociedade civil para ampliar e aprimorar suas atividades.
Endereço: Rua José Farias 98, sala 405, Santa Luíza, Vitória/ES, CEP 29.045-350
Tel: 27 3233-3483